quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O USO DE MÍDIA NA EDUCAÇÃO


O USO DE MÍDIA NA EDUCAÇÃO
 


   As reflexões em torno do assunto mídia e educação vem 
sendo aprofundadas há várias décadas dado a constatação de sua influência
na formação do sujeito contemporâneo e da necessidade em explorar o
assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de
informação e comunicação.
    Ao falarmos propriamente sobre mídia, faz-se necessário reportar-
se à sua complexidade, ao situá-la como produto que se desenvolveu a
partir dos anos de 1940, no contexto da ordem industrial. Nesta época,
a concentração econômica e administrativa aliada ao desenvolvimento
tecnológico estabelecia semelhança estrutural ao cinema, rádio e
revistas. 
O avanço tecnológico se colocou presentes em todos os setores
da vida social, e na educação não poderia ser diferente, pois o impacto
desse avanço se efetiva como processo social atingindo todas as
instituições, invadindo a vida do homem no interior de sua casa, na rua
onde mora, nas salas de aulas com os alunos, etc. Desta forma, os
aparelhos tecnológicos dirigem suas atividades e condicionam seu
pensar, seu agir, seu sentir, seu raciocínio e sua relação com as
pessoas.
 


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

A tecnologia na EDUCAÇÃO



 A tecnologia na EDUCAÇÃO

Como a tecnologia está presente na sua sala de aula? Você sabe utilizar o computador, a internet, blogs, celulares, tablets, podcasts, projetores, câmeras e outros recursos para ensinar ainda melhor os conteúdos curriculares de cada disciplina? Navegue nos 108 links abaixo e dê um upgrade nas suas aulas. Há material para todos os segmentos. 

 

 


 Em um mundo tecnológico, integrar novas tecnologias à sala de aula ainda é pouco frequente e um desafio para docentes. Em muitos casos, a formação não considera essas tecnologias, e se restringe ao teórico, ou seja, o professor precisa buscar esse conhecimento em outros espaços. Isso nem sempre funciona, pois frequentar cursos de poucas horas nem sempre garante ao professor segurança e domínio dessas tecnologias.
Embora alguns ainda se sintam inseguros e despreparados, muitos educadores já perceberam o potencial dessas ferramentas e procuram levar novidades para a sala de aula, seja com uma atividade prática no computador, com videogame, tablets e até mesmo com o celular.
O fato é que o uso dessas tecnologias pode aproximar alunos e professores, além de ser útil na exploração dos conteúdos de forma mais interativa. O aluno passa de mero receptor, que só observa e nem sempre compreende, para um sujeito mais ativo e participativo. O ideal seria testar as novas tecnologias e identificar quais se enquadram na realidade da escola e dos alunos. Uma das dificuldades é a falta de infraestrutura de algumas escolas e a falta de formação de qualidade para os professores quanto ao uso dessas novas tecnologias.
 A tecnologia também auxilia o professor na busca por conteúdos a serem trabalhados. O Google, por exemplo, criou um espaço próprio para a educação, o Google Play for Education – que será lançado no segundo semestre, sendo a versão em português ainda sem data de lançamento. A finalidade é auxiliar professores que buscam atividades educacionais com tecnologia. O programa faz uma peneira por disciplina e série para sugerir aplicativos educacionais específicos para tablets. O professor pode, por exemplo, criar um grupo da sala em que todos os alunos poderão acessar o aplicativo, facilitando a participação.
Hoje, com todos os avanços, existe a necessidade de adequação, de abertura para o novo, a fim de tornar as aulas mais atraentes, participativas e eficientes. A ideia não é abandonar o quadro negro, mas usar das novas tecnologias em sala de aula.